quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Curso: Roteiro e consultoria em audiodescrição de fotografias artísticas

 



Para encerrar o ano de forma grandiosa, o quinto curso de aperfeiçoamento em audiodescrição oferecido pela Sinal de Afeto em parceria com a ADVEG focará na parceria entre roteiristas e consultores em audiodescrição. E como cada um de nossos cursos foca em um tipo de imagem, dessa vez abordaremos as fotografias artísticas e suas particularidades. 

O curso será ministrado por um audiodescritor roteirista, o professor Tabuh Correia-Silva, e um audiodescritor consultor, o professor Gabriel Aquino. Ambos têm ampla experiência na área e, juntos, criaram um curso fascinante. 

Fotografia colorida, em posição paisagem, de Gustavo Minas. Ele é um homem branco, de cerca de 30 anos, tem cabelos castanhos lisos, curtos, olhos castanhos. Está de perfil.
Outro diferencial deste curso merece destaque: o foco nas fotografias artísticas. Fizemos uma parceria com o famoso fotógrafo Gustavo Minas. Ao final do curso, teremos criado uma exposição fotográfica acessível, com a supervisão dos professores e com a participação do próprio artista! 

O curso disponibilizará uma aula de nivelamento, pensada naquelas pessoas que ainda não fizeram um curso inicial de audiodescrição. 

Não perca a oportunidade de estar conosco nessa jornada! Divulgue o curso entre as pessoas que você conhece. Fique em casa e estude conosco! 


Curso: Roteiro e consultoria em audiodescrição de fotografias artísticas

Professores: Tabuh Tavares (Pedagogo, mestre em Estudos da Tradução pela UnB, audiodescritor desde 2010) e Gabriel Aquino (Pedagogo, pessoa com deficiência visual, audiodescritor desde 2015).

Objetivos: 

Criar um espaço para o desenvolvimento da habilidade de trabalho em equipe entre audiodescritores e consultores em audiodescrição; 

Capacitar audiodescritores e consultores para criar roteiros de audiodescrição de fotografias artísticas, considerando as especificidades deste gênero; 

Refletir sobre as diferentes possibilidades de recepção e reação do público com deficiência visual diante de produtos audiodescritos.

Público-alvo: Roteiristas e consultores em audiodescrição. Os cursos são focados principalmente em pessoas que já fizeram um curso inicial em audiodescrição, mas as pessoas que nunca o fizeram costumam dizer que conseguem aproveitar muito de nossos cursos.  

Conteúdos programáticos: 

Características do público alvo da audiodescrição;

Linguagem fotográfica e fotografias artísticas;

Elaboração de roteiro e consultoria em audiodescrição;

Recepção da audiodescrição por pessoas com deficiência visual.  

Investimento: R$ 150,00 por pessoa

Data do curso: Sábado, 21 de novembro de 2020, 8:00 a 19:00 horas. 

O curso fornecerá certificado de 10 horas/aula. 

Informações e inscrições: www.sinaldeafeto.org 

E-mail: sinaldeafeto@gmail.com 

WhatsApp: (61)98136-9889 

Realização: Sinal de Afeto e ADVEG - Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás


Como funcionam os cursos de formação continuada para audiodescritores oferecidos pela ADVEG e Sinal de Afeto?

Cada curso tem carga horária de 10 horas (com certificado emitido pela ADVEG) e é previsto para ocorrer em um dia. 

O curso oferece:

Videoaulas gravadas sobre temas específicos;

Aulas ao vivo, pela plataforma Google Meet, para você interagir ao vivo com o professor e com a turma. Caso você perca a aula, poderá assistir a gravação, que ficará disponível por um prazo determinado. 

Atividades práticas de audiodescrição ou de consultoria em audiodescrição, que serão corrigidas pelo professor;

Canal para interação com o professor antes da data das aulas ao vivo ou por até 10 dias depois, para continuar interagindo e tirar todas as suas dúvidas. 



Sobre os professores: Tabuh e Gabriel

Anderson (Tabuh) Correia-Silva é Pedagogo (UFPE) e mestre em Estudos da Tradução (UnB). No início de sua graduação, começou a estudar sobre integração e inclusão escolar, motivado também por sua própria deficiência auditiva. Atuou por anos em duas áreas bem específicas: formação de intérpretes de Libras e audiodescrição. Foi no mestrado que conseguiu unir as duas áreas, propondo um método para tradução visual de histórias em quadrinhos em língua de sinais pensada no público surdocego. Atualmente é professor de disciplinas pedagógicas (UniCEuB) e se dedica a formação de audiodescritores (Sinal de Afeto). 


Gabriel Aquino é pedagogo (PUC/MG) e consultor em acessibilidade. Decidiu se formar em pedagogia quando, aos 16 anos, perdeu a visão e começou a vivenciar as dificuldades enfrentadas por um aluno cego em uma escola despreparada para a inclusão. Percebendo que a falta de acessibilidade não era apenas um problema do âmbito escolar, se especializou em diversos ramos de atendimento às pessoas com deficiência visual. Hoje, além de técnico em braile, Gabriel é instrutor de tecnologias assistivas, consultor em acessibilidade e em audiodescrição.



ATENÇÃO! 

Este é nosso site velho e está desatualizado. Mas temos um site novinho no ar! 

Acesse agorinha: www.sinaldeafeto.com.br 

Te espero lá! 😉